segunda-feira, março 13, 2006

"WAIXI"

Hoje , como minha esposa teve de ficar horas conversando com nosso filho que está fora do Brasil e meu HD danificado colocou meu PC no estaleiro , não me sobraram muitas opções, senão assistir TV.
Peguei um pedaço do “Fantástico” desta rede “”plim-plim” que abomino, mas às vezes serve , mesmo que indiretamente para alguma coisa.
Neste episódio apareceram os índios da tribo Guarany.
Fiquei “vidrado” e atento ao ver os rituais e a respeitosa divisão de “atribuições” entre eles onde o “Pajé” é a referência máxima .
O que são eles?
Uma comunidade paleolítica sem cultura , apenas um “embrião” ou vestígios de uma civilização avançada perdida?
Fico com a segunda hipótese pelo que posso coletar de informações e exemplos .
São sim , os remanescentes de uma cultura quase que exterminada que procuram conservar suas tradições apesar da pressão dos “caras-pálidas” conquistadores .
São “inocentes” e vítimas?
Não penso deste modo, pois também lutaram entre si, entre nações e se escravizaram , mataram e destruíram, mas uma coisa ficou que é o olhar daquelas crianças e feições que não temos mais em nossa civilização branca preponderante.
É sim... repararam o olhar daquelas crianças?
Podem ver isto nas suas ?
Nas nossas?
Não ...não podem porque nos tornamos uma civilização materialista ao extremo , exclusivistas , egocêntricos e não temos mais a fé necessária que une um povo como os indígenas ainda têm!
Entenderam?
É isto mesmo! A Fé, o respeito mútuo, a hierarquia num grupo que não se corrompe por fatores materiais como nossa “Democracia Representativa” que nada é nem nunca foi de exemplo e representação dos anseios do povo!
Não sei se tenho alguma ascendência indígena.
Pelo que sei nada tenho , mas isto não importa.
O que importa verdadeiramente, é que tenho em mim um “caboclo do mato” que sabe quando a chuva virá, observando as formigas e gatos, sente o “cheiro da água” na terra e pode acordar de repente para se livrar de uma ameaça como uma cobra ou inseto venenoso.
Sim ... sinto-me um indígena em alma e coração!
Nada poderá mudar isto em minha vida pois tenho a constatação da eficácia de assim ser e me portar como!
Se eles não desejam se miscigenar com os “brancos” é um direito deles de escolha e não uma atitude de racismo, pois apenas tentam preservar sua cultura ante uma ameaça de extinção!
Respeito e devemos respeitar esta opção deles .
Não há “sectarismo” nesta atitude de defesa de suas tradições.
Se sentem “fragilizados” e “ameaçados de extinção!
Devemos entender isto gente!
Notem e observem a atitude ética e honrosa de um "pajé" eleito e destinado desde o nascimento pela comunidade.
Podem ver a diferença entre eles e nossos representantes?
O que buscam?
O bem estar e a proteção de cada um de sua tribo.
E os nossos?
O que buscam?
O seu bem estar e lucro, não?
Portanto devemos aprender e termos mais modéstia , baixarmos nossa crista de “caras-pálidas” colonizadores ante certos exemplos de convivência e fraternidade, os quais deveríamos imitar e preservar para o nosso bem .
Minha alma é meio indígena sim, sinto isto nos ossos e de nada adiantam os resultados de meu DNA ou ascendência pois a alma é imensurável e nunca detectada!
Sinto isto no chão que piso, no ar que respiro e sinto nos animais que tenho e os que observo , porque ainda não desisti de ser humano!

Este texto é dedicado ao um grande amigo , que considero um irmão mais novo; “WAIXI” (em idioma Karajá) IDJARRINA KARAJÁ, meu mano indígena lá de Manaus , nosso representante do MBNE e uma surpresa em liderança e consciência cidadã!
Contem com pessoas assim que ainda surpreenderão este Brasil e resgatarão nossos valores !


3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Wanyry...
Eh meu irmão foram e são muitos fatores que aconteceram e acontecem, para chegar onde chegamos...
Sabem as comunidades indígenas são muito fraternas, creio que esta é uma das maiores lição que nós podemos passar aos nossos outros irmãos...
No Brasil a grande maioria das comunidas indígenas eram hospitáleiras, só algumas que não foram, essas foram desimadas...
Wanyry é bom contar com vc, eu estou meio ausente, mas precisando sabe como me achar...
Abração...

id

segunda-feira, março 13, 2006 9:57:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá , muito interessante o seu comentario Homero, bem eu tenho certeza q em minhas veias tambem corre o sangue indígena e tambem em meu coração bate uma estima muito grande em relação aos seus costumes e modo de vida, sempre em harmonia nao so com a natureza mais tambem entre si reina uma uniao muito grande e respeito para com o outro,"respeito" este tipo de comportamento em nossa sociedade ja nao é mais comum, na realidade presenciamos o desrespeito dia a dia em nossa sociedade.
Sabe um dia conversando com o Idjarrina ele me falou um pouco do seu ideal e tambem do seu trabalho . bem resumindo ele luta pela preservacao da cultura indigena, mesmo que seus costumes sejam incompreendidos por nos ele ate me citou um que confesso achei muito duro, mais a verdade e que nao e nada diante da dureza que a nossa sociedade se tornou.
Sabe Id pero q vc se encontre o quanto antes pois sinto falta de nossas discussoes e temos um ideal a alcançar lembra"?.
Beijos Flavi.
flavi_souza@hotmail.com

segunda-feira, março 13, 2006 6:06:00 PM  
Blogger Homero Moutinho Filho said...

Seja bem-vinda Flaviana principalmente por ser amiga de meu "waixi" Idjarrina Karajá. Ainda bem que percebeu que minhas palavras foram motivadas pela emoção e nao pela razão , para apoiar atitudes que considero válidas e de luta por uma resistência cultural que poderá nos enriquecer em contribuições e exemplos de vida comunitária indígena.
Abração
Homero

terça-feira, março 14, 2006 1:08:00 AM  

Postar um comentário

<< Home