terça-feira, janeiro 10, 2006

Calma aí !!!

Preocupados com o que possa ter ocorrido com nosso amigo e membro do MBNE que nos representa no E.S. Ítalo Leonardo que ficou prêso, cercado por índios na FUNASA e nos enviou o e-mail abaixo quando começou a invasão.
Até o momento estamos sem saber se sairam mesmo todos os funcionários ou se têm gente prêsa lá.

sos governantes com lanças, facões e tacapes, pode ser que conseguíssemos mais sucesso em nossa indignação como cidadãos contra esta podridão que nos governa.
Entretanto, se fizermos isto seremos imediatamente reprimidos à força e presos, pois não somos “tutelados” como “incapazes”pelo Estado.
Esta condição de “tutelados” e dependentes , irresponsáveis pelos seus atos, não me entra na cabeça.
Não somos todos nacionais e iguais perante a Lei ?
Então por que alguns podem e outros não, afrontar, ameaçar e manter como reféns funcionários sem qualquer repressão ?
Ou temos Lei ou não!
Se temos, não podem fazer isto !
Indígenas não são retardados nem crianças irresponsáveis, pelo contrário, têm organização social até mais rígida e hierárquica do que a nossa predominante.
Se tentarem algo parecido contra seus superiores em autoridade serão punidos sem perdão.
Portanto ou todos temos este direito ou ninguém!
Vamos chegar a um entendimento sobre o que é esta diferença entre brasileiros .
Assim não dá.
Queremos o mesmo direito de protestarmos, até armados, ou o que está acontecendo nesta terra de ninguém afinal?
O que eles têm de compreender, é que não estamos sob uma lei natural onde o mais forte prevalece.
Temos leis e estruturas coercitivas que buscam justamente evitar que pratiquemos atos contrários ao bem estar e convivência pacífica entre os cidadãos.
Esta coisa bizarra de tratar os indígenas como seres do outro mundo a quem devamos permitir tudo, por serem considerados “inimputáveis” , irresponsáveis, sem a aplicação das mesmas medidas restritivas chega a ser uma visão pejorativa e humilhante sobre eles .
Se todos nascemos na mesma terra, o que nos diferencia?
O fato de serem "donos da terra" por estarem aqui antes da chegada dos portugueses?
Este mito já está sendo destruído por pesquisas arqueológicas e antropológicas efetuadas no Norte e Nordeste do Brasil, comprovando a existência de uma cultura milhares de anos anterior , do paleolítico, etnicamente diferente dos nossos indígenas, ou seja , que foi extinta pela invasão destas correntes migratórias posteriores.
Em vista disto, ninguém é ou era dono de nada e tudo foi uma sucessão de povos invadindo e eliminando povos. A verdade que pode desagradar a muitos é esta só!
Reserva é coisa para animais e olhe lá. Indígenas não são animais de zoológico!
Devem ser respeitados e defendidas suas manifestações culturais, porém, sem serem considerados atração turística primitiva para gringos verem.
Isto não tem cabimento. É uma humilhação .
Somos todos brasileiros, sem distinção de etnia ou raça e ponto final !
Ou a Lei serve para todos, ou não há Lei nenhuma e somos dois povos distintos com diferentes direitos e obrigações !
Não podem ameaçar de morte policiais federais, brandirem facões e lanças nas caras de funcionários públicos sem a devida resposta e reação!
Não podem não meus caros amigos ! Lamento, mas tenho de chamar a atenção para estes excessos que só fazem denegrir e mostrar uma imagem distorcida do que é uma comunidade indígena.
Se um homem simples do interior quiser caçar e pescar livremente para se alimentar, será preso, um indígena ou turista estrangeiro não.
Caso eu proteste por meus direitos brandindo uma arma, serei encarcerado, outros não.
Como é que fica ?
É piada?
Quer dizer que a Lei só atinge alguns, o resto não?
Isto me revolta muito, por me sentir com menos direitos que meus irmãos de pátria.
Não dá para justificar gente.
Enquanto houver esta separação e sectarismo, conservando culturas à parte como animais em extinção nunca seremos uma nação unida e identificada como um povo só !
Ou nos integramos e convivemos harmoniosamente ou nada feito!
Respeito é uma coisa, segregação (mesmo que sob o eufemismo de "proteção") é outra !
Manter pessoas em cárcere privado ou sob ameaça é crime !
Não tem conversa nem meias palavras ! Crime hediondo !
Vejam a situação do Ítalo Leonardo que não é culpado pelo estado de abandono daquela comunidade mas sofre uma tensão e ameaça como se fosse,
privado de sua liberdade !
Até agora não recebemos mais notícias dele. Estamos, com razão, preocupados.
Pela foto os computadores devem ter sido desligados ou viraram pó.
Vamos com calma não é?
Senão vai ter gente pintando a cara, comprando “Uzos”(metralhadoras) Walter PPKs e mísseis como aqueles que vimos sobre a tentativa de invasão e resgate num presídio de altíssima segurança perto daqui onde teclo.

Aí vira barbárie e selvageria total.
Se é isto que desejam, que venha o caos !

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Estou estupefata. Nunca tinha aberto meus olhos e olhado nesta direção. É realmente inacreditável que a realidade brasileira seja essa, e que muitos, como eu, sejam ensinados desde pequenos acreditando em toda essa teoria absurda que insistem em nos aplicar. Realmente a diferença entre brasileiros "nativos" e os que "vieram depois" é enorme e inaceitável. Se estamos vivendo em uma bagunça, em um CAOS, que pelo menos seja aberto e exposto e não por baixo dos panos como sempre ocorre.

quarta-feira, janeiro 11, 2006 7:44:00 PM  
Blogger Homero Moutinho Filho said...

Jéssica
Realmente é inconcebível qualquer discriminação ou separatismo. Devemos integrar as culturas existentes em nosso país e não eternizar uma situação de dependência tutelada. De nada adiantam medidas concedendo privilégios a alguns que criam um justo sentimento de revolta em outros. Veja o que o assistencialismo populista do sistema de cotas provocou. Pessoas que não eram racistas passaram a ser, por se sentirem discriminadas e prejudicadas em seus direitos como brasileiros.
O mesmo se dá com as políticas adotadas em relação aos indígenas.
A lei é para todos. Ninguém é mais brasileiro do que o outro. O mito da única existência de indígenas anteriores ao descobrimento, não resiste ao que a Arqueologia e Antropologia já descobriram.
Havia outra etnia, desde a era paleolítica que foi eliminada com a chegada dos indígenas. Não é por aí que eles têm direitos a terra e sim pelo tempo de posse em cada região, como qualquer outra pessoa.Para isto existe o Usocapião em nossa lei.Ocorre que a União prefere mantê-los confinados como vigias de suas terras estratégicas ao invés de proprietários comuns e independentes.
Quanto ao atendimento diferenciado desaprovo totalmente.Isto só piora a situação dos indígenas colocando-os como inferiores em relação aos demais brasileiro, como acontece com a errônea política em relação aos afro-descendentes.
Tratamentos diferenciados eternizam o preconceito e alimentam o complexo de inferioridade.

Abs
Homero

quinta-feira, janeiro 12, 2006 12:40:00 AM  

Postar um comentário

<< Home