quinta-feira, março 02, 2006

"No Compasso da Felicidade"


Será que é isto nossa felicidade como povo? Estarmos no “compasso da felicidade” como diz a letra deste samba-enredo da Vila Isabel vencedora do carnaval do Rio de Janeiro?
Mulheres que não se distinguem de travestis com seus seios siliconados ?
O que vemos e vimos? Apenas “matéria plástica”, nada de samba no pé como nos áureos tempos em que as escolas eram a manifestação espontânea de uma etnia e estrato social.
Tudo bem que este progresso comercial de “mega-evento” tenha criado empregos e dependentes deste esquema todo, mas e quanto ao aspecto cultural, onde ficam as raízes e tradições?
Aí a “porca torce o rabo” pois nada podemos captar de original vendo este espetáculo midiático sem sal nem samba no pé , recheado de oportunistas ansiosos de fama e “passistas” pagantes que nem o samba-enredo sabem de cor.
Pois é... como fica?
Reparem como tudo mudou desde as primeiras escolas e desfiles, até o ritmo das baterias. Notaram que viraram algo mais parecido com um desfile militar? Repararam nos batuques e linha de desfile?
Os mais jovens não poderão ter uma comparação para julgarem as transformações, mas aqueles que se acostumaram a comparecer nos ensaios e participaram , sabem do que estou falando .
Nosso governo se preocupa com corrupção? A começar dele mesmo que sempre nega com o maior fervor? Então por que não acionam investigações para descobrirem quem e com o que patrocinam as escolas de samba?Por que só a “Daslu” e os “Malufs” são presos e investigados?Ora ... a justiça não é para todos?Investiguem de onde vem os recursos destas escolas também então! Não?
Do tráfico de drogas e bicheiros? Agora vêm até de governos estrangeiros como o da Venezuela para enaltecer a “reencarnação” de Simon Bolívar, o tal de “Chávez” que assim se apresenta como líder da América Latina.
Que coisa não?
Que hipocrisia e cinismo !
“Para bailar La bamba e cair no samba latino-americano som”...
Triste país sem justiça e dignidade.