segunda-feira, outubro 10, 2005

LAVANDO A BANDEIRA ?

“Se suas forças estiverem coesas e prontas, faça com que pareçam desarticuladas e insuficientes. O adversário crescerá em arrogância e demonstrações de força, descuidando-se das defesas. Quando ele estiver no auge da arrogância. Promova o ataque fatal.”
SUN TZU
(A Arte da Guerra)

As atitudes de Lula, tentando demonstrar que a crise foi superada, não passam de manobra para disfarçar o pânico em que se encontra .
Depois de um breve período, quando pode comemorar a vitória de seu indicado para a presidência da Câmara dos Deputados, viu-se novamente envolvido numa sucessão de problemas, começando pelo frei Cappio e agora por seu irmão mais velho; o "Vavá" , de forma mais preocupante, pois, somado aos demais “familiares” subitamente “favorecidos pela sorte", constituem-se em motivos mais do que suficientes para o pedido de “impeachment” (impedimento).
Entretanto, há fatores a serem considerados neste jogo de forças, um deles o tal do “rabo preso” da oposição, completamente imobilizada pela possibilidade muitos de seus “caciques” serem atingidos pelas denúncias de “caixa 2” como o próprio presidente do PSDB.
Outro fator é o perigoso e irresponsável , aparente plano de “cozinhar em fogo baixo” Lula até as eleições para então derrotá-lo.
A oposição mente ! Não é esta a razão nem objetivo. É medo mesmo!
Assim fazendo, traem o dever de apurar todos os fatos e satisfazer aos anseios de justiça que a indignação popular exige.


Vamos analisar as forças e um hipotético cenário futuro ?

1-Os 128 do “mensalão”, viraram 18, depois 13 agora , caso renunciem antes, restará José Dirceu, porque não pode mais renunciar.
Daí seu empenho de "espernear" como puder para não sair da vida pública, tendo de abandonar seu acalentado "projeto de poder" .
2-Lula tem o apoio internacional do FMI e dos grandes empresários envolvidos nas tramóias dos fundos e estatais .
3-A não ser que a oposição num gesto suicida como o de Jefferson, resolva enfrentar o governo , mesmo sacrificando seus líderes, insistindo no aprofundamento das investigações, o resultado até agora previsível é o de pizza.
4-A estratégia governista é a de “minimizar” o fato criminoso de corrupção ativa e passiva, descaracterizando os crimes cometidos como se fossem apenas “traquinagens” de garotos agindo por idealismo.

Esperam a diminuição do interesse popular pelo processo de saturação e esquecimento graduais.
5-Os militares atuais, em ampla maioria, são democratas, não desejam o retorno do regime militar nem enfrentamentos desgastantes.

Numa pesquisa interna realizada, foi constatado que a maior parte votou em Lula, por estar insatisfeita com o tratamento dado pelo ex-presidente FHC.
A maior preocupação é com a soberania territorial e ameaças à disciplina e hierarquia internas, por atuação de elementos infiltrados, que estão explorando a insatisfação pelas precárias condições materiais .
O mesmo ocorreu diversas vezes no passado e teve péssimas conseqüências históricas.
Preocupam-se também com o plano de "tomada de poder" em andamento, pelo “aparelhamento” total do Estado, parcialmente exposto pelo escândalo do “mensalão”.
Na verdade é um plano “Leninista-Gramsciano” , bem conhecido por muitos, especialmente pelos militares que não engolirão de modo algum uma ditadura comunista .
O projeto ainda não foi abortado, pelo contrário, o desarmamento da população é uma das fases finais, outra, já há muito deflagrada é o desmantelamento e desmoralização das forças armadas.
6-A Esquerda está fragmentada , dividida entre correntes e tendências conflitantes, mais ainda pelo crescimento do PSOL que atrai a militância petista decepcionada. Por outro lado, a maioria dos sindicatos, além da UNE, está nas mãos do PT dependentes dos milhares de empregos federais concedidos aos sindicalistas e centenas de milhares espalhados pelos municípios governados pelo partido. Com isto, o PT se tornou o maior partido fisiológico do Brasil.

Mesmo os não absorvidos pelo empreguismo petista, uma grande parcela de militantes jovens, idealistas , que se dedicaram a fundo nos últimos anos à causa do partido, sentem dificuldades em admitir a verdade dos fatos.
Como "maridos traídos", preferem não perder o objeto de sua paixão, encobrindo suas faltas.
A Psicologia Comportamental explica esta natural reação defensiva.
7-Quem tem capacidade para promover manifestações e fazer a cabeça dos jovens através de suas lideranças é a Esquerda, portanto, não haverá grande possibilidade de êxito, mesmo com a participação de alguns segmentos como Ongs, PSOL, PSTU, etc. O PSOL ficou completamente atado a compromissos assumidos com alguns deputados petistas que migraram para o partido, porém exigindo garantias de apoio aos candidatos estaduais do PT de seu interesse. Portanto, o PSOL terá de fazer chapa e dar apoio a muitos como, por exemplo, Vladimir Palmeira no Rio de Janeiro, caso este se candidate ao governo.

Terá de reduzir o ímpeto "anti-petista" de seus discursos.
Se engrossarem, havendo risco de afastamento de Lula, a CUT partirá para o confronto direto .
8-Lula tem plena consciência que esta divisão o favorece, principalmente contando com novas “alianças” como os evangélicos e “baixo-clero” para "segurarem" as camadas menos esclarecidas da população além dos seus programas sociais “populistas”.

Conta com o apoio de alguns militares do alto comando, porém, sabe que há uma clara e manifesta ausência de “sintonia” entre esta cúpula e seus subordinados, principalmente os coronéis e oficiais de mais baixas patentes. Mais preocupado com uma eventual intransigência de alguns deputados decididos a levar adiante as investigações, está “desguarnecido por este lado que talvez julgue de menor importância no momento, que são as Forças Armadas.
9-Esta é uma rara oportunidade, para, em caso de tentativa de “abafamento” da crise e salvação dos corruptos, como eles próprios citaram, os militares promoverem uma “faxina” geral , garantindo a punição em todos os níveis dos envolvidos, convocando uma Nova Constituinte, talvez exclusiva (políticos eleitos somente para esta tarefa), ou a ser elaborada por outras personalidades como juristas e entidades representativas da sociedade civil, entregando novamente o poder ao povo através das eleições.
Isto satisfaria a indignação popular, "purgando" perante a opinião pública , quaisquer erros do passado .
10-Para que isto se realizasse sem maiores conflitos, da melhor e menos arriscada maneira possível, seria necessária uma atitude de absoluta "transparência" quanto aos objetivos de um breve interstício durante a elaboração da nova Constituição e reforma política, para neutralizar grande parte das resistência da Esquerda, (ao PSOL e PSTU , interessa muito que Lula fique fora do páreo, mas não por um golpe, pois perderíam poder de mobilização e crescimento), quem perderia também com isto, é a oposição majoritária; PSDB,PFL, etc. que ficaria sem um Lula enfraquecido para malhar .

Claro que sobraria a maior parte (petistas militantes e sindicalistas)que lutaria com “unhas e dentes” para não perder os empregos e poder conquistados no governo do PT.
É um problema grave a ser considerado, pois exigirá uma repressão violenta e inumeráveis prisões.
Outro é o que já citei no texto anterior, o crime organizado, especialmente o tráfico de drogas(Falange Vermelha, PCC, etc.) que têm fortes vínculos com a Esquerda, assim como na Colômbia ocorre com as FARCs .
O MST pode causar dificuldades, usando seus "escudos humanos", mas não oferece perigo de grande monta.
Militares mais radicais, ou da chamada “Direita”, logicamente teriam de ser afastados deste processo, para não haver qualquer dúvida, quanto a não instauração de um novo regime militar.
Pude perceber e “captar” uma espécie de “preparação psicológica tranqüilizadora”, dirigida aos demais militares, empresários, entidades e parte da Esquerda “não sectária”, nas entrelinhas do manifesto do Clube Militar , aqui transcrito no texto do dia 08/10/05, pela ênfase em ressaltar a “defesa das instituições democráticas", ante o “desgoverno do PT” e “corrupção passiva” de grande parte dos parlamentares, que atentam contra a moralidade representativa.


Será que eles estão avaliando esta “tentadora” hipótese ?

Sei não...neste país tudo é possível...
Continuem “ligados”...